Alcino Soutinho

Alcino Soutinho (1930-2013) faz parte da chamada “Escola do Porto”, sendo autor de uma vasta obra, principalmente no norte do país. 

Bio

Alcino Soutinho nasce em Vila Nova de Gaia em 1930, tendo vivido no Porto desde criança. Licencia-se em arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1957. De imediato inicia atividade em regime liberal na cidade do Porto.

Em 1961 faz investigação na área da museologia em Itália apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Paralelamente, e até 1971, projeta habitação social para a Fundação das Caixas de Previdência.

Entre 1972 e 1999 é professor na Escola Superior de Belas Artes do Porto, a atual Faculdade de Arquitetura da Universidade de Porto. É homenageado com a atribuição do Doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Aveiro.

Alcino Soutinho é autor de uma vasta e diversificada obra que inclui habitação multifamiliar e unifamiliar. Projetou igualmente edifícios de ensino universitário e equipamentos públicos.

A sua arquitetura integra a chamada “Escola do Porto“. As suas obras caracterizam-se pelo rigor e pela pureza no traço arquitetónico. Há igualmente uma valorização da luz e da transparência. Por outro lado, o uso da curva ou de ondulações introduzem dinâmica e riqueza espacial às suas obras. As obras de Alcino Soutinho procuram igualmente respeitar o sítio e as preexistências.

Nas primeiras obras de Alcino Soutinho, como por exemplo a Pousada de Vila Nova de Cerveira, denota-se uma influência aaltiana, traduzido num traço mais orgânico. Depois, em obras como a Câmara Municipal de Matosinhos, os edifícios surgem agarrados ao terreno. Nas palavras do arquiteto, é assim uma arquitetura que “nasce de baixo para cima”.

Para além da arquitetura, Alcino Soutinho trabalha igualmente na área do design. Foi assim Presidente do Centro Português de Design entre 1998 e 2001 e membro do Conselho Científico da Escola Superior de Arte e Design (ESAD).

Obras

Pousada de D. Dinis em Vila Nova de Cerveira, 1973

Imagem FAUP

Museu Amadeu Souza Cardoso em Amarante, 1980

Imagem UPorto

Departamento de Química e da Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro, 1993

Marginal de Vila do Conde, 2004

Imagem Habitar Portugal 12-14

Museu de Santa Joana em Aveiro, 2009

Casa Museu Guerra Junqueiro no Porto, 1995

Biblioteca Municipal Florbela Espanca em Matosinhos, 2005

Biblioteca Matosinhos arquitetura Alcino Soutinho

Habitação multifamiliar “Varandas da Venezuela” no Porto, 2012

Câmara Municipal de Matosinhos, 1987

Câmara Matosinhos arquitetura Alcino Soutinho

Casa da Cultura José Rodrigues em Alfândega da Fé, 2004

Fotografia: Município de Alfândega da Fé

Museu do Neo Realismo em Vila Franca de Xira, 2007

Prémios

  • Prémio AICA 1984 (Associação Internacional dos Críticos de Arte)
  • Prémio Europa Nostra 1982
  • Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Matosinhos (1988), bem como, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (1992)
  • Selecionado para o Prémio Europeu “Mies Van der Rohe” 1991

+INFO

Documentário sobre Alcino Soutinho – Arquivo RTP
Alcino Soutinho – Fundação Marques Silva

_____
Artigo original publicado em 2013.11.25 | Atualizado 2018.11.13