ARX Portugal Arquitectos

Os ARX Portugal Arquitectos são um atelier formado pelos irmãos Nuno e José Mateus, sendo autores de uma obra arquitectónica ousada e inovadora. Da sua forma de projetar destaca-se o uso da maquete como elemento essencial de projeto.

NOTA PRÉVIA

Este artigo foi publicado em janeiro de 2016, na sequência da visita à exposição ARX Arquivo – Exposição Itinerante #2 no Convento de Cristo em Tomar. Uma exposição que integrava maquetes de 25 anos de trabalho do atelier. O artigo foi reescrito em novembro de 2018, passando a integrar o percurso da dupla de arquitetos, bem como os seus principais trabalhos.

ARX Arquivo: Exposição Itinerante #2 (Jan 2016 – Tomar)

Chegados à Sala das Talhas do Convento de Cristo em Tomar, ao centro, dispostas em filas, podemos ver um conjunto de caixas, em folha de bétula, que contêm maquetes de trabalho dos projetos do atelier ARX. 

Arquitetura Portuguesa ARX exposição Tomar
Arquitetura Portuguesa ARX exposição Tomar
Arquitetura Portuguesa ARX exposição Tomar

Nas paredes, em painéis, expõem-se esquissos e fotografias de 25 anos de trabalho. São assim um pouco como os painéis existentes nas paredes do atelier, onde as ideias dos vários projetos se encontram e se cruzam.

Arquitetura Portuguesa ARX exposição Tomar
ARX Exposição Tomar

Mas o conceito da exposição vai além de uma mera exposição de projetos, ela mostra a forma de projetar do atelier. Num mundo cada vez mais digital, os ARX continuam a usar a maquete como instrumento essencial de projeto. É assim usada em diferentes fases e em diversas escalas, no intuito de ajudar a pensar e a tornar palpáveis ideias.

Deste modo, observando caixa a caixa podemos ver a ideia base de cada projeto, a forma como evoluiu, bem como o processo mental que materializa a ideia.

ARX maquete
ARX maquetes

 

Sobre os ARX

O atelier ARX Portugal foi criado em 1991 pelos irmãos Nuno Mateus e José Mateus, estando sediado em Lisboa.  Ambos se licenciaram na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, na década de 80.

Após a licenciatura Nuno Mateus trabalha 7 anos fora de Portugal. Primeiro no atelier de Peter Eisenman em Nova Iorque e, posteriormente,  com Daniel Libeskind em Berlim. Obteve o Master of Science em “Building Design”, Na Universidade Columbia em Nova Iorque. Foi igualmente professor convidado na Universidade de Houston, nos EUA. Desde 2000 é professor na Universidade Autónoma de Lisboa.

José Mateus após concluir o curso colabora com renomados ateliers portugueses. Foi professor na ESAD e no ISCTE. É autor do programa televisivo Tempo & Traço. Esteve igualmente na direção da Ordem dos Arquitetos e atualmente é Presidente da Trienal Arquitetura de Lisboa.

Estas diferentes experiências profissionais tornam-se uma mais valia quando os dois arquitetos decidem trabalhar juntos. Na verdade os diferentes referenciais complementam-se, tornando assim a arquitetura dos ARX ousada e inovadora. Há igualmente na sua arquitetura uma constante investigação e experimentalismo. Cada projeto incorpora um conceito forte  e, simultaneamente, responde às premissas específicas do programa e do lugar. Experimentam-se igualmente novas materialidades.

Como prática de projeto privilegiam o uso da maquete. Através dela chegam a uma síntese da ideia formal do projeto. Esta é refeita a diferentes escalas e em diferentes fases do projeto. Constitui assim um elemento dinâmico, que cruzado com o desenho, permite experimentar e consolidar ideias.

ARX Portugal maquete

 

12 Obras de ARX PORTUGAL

Biblioteca Municipal de Ílhavo, 2005

© ARX Portugal

Centro Regional do Sangue de Coimbra, 2007

ARX Portugal maquete

Conservatório de Música de Cascais, 2007

Conservatório de Música de Cascais  © ARX Portugal

Casa em Possanco – Comporta, 2009

 © ARX Portugal

Casa na Aldeia do Juso, 2011

 © ARX Portugal

Edício Mythos em Lisboa, 2012

ARX Portugal maquete ARX Portugal Mythos

Museu Marítimo de Ílhavo, 2012

ARX Portugal maquete

Aquário dos Bacalhaus, 2013

ARX Portugal maquete ARX Portugal maquete

Escola Secundária de Caneças, 2013

ARX Escola Secundaria Caneças

Fórum Sintra, 2014

ARX Portugal maquete

Mercado Municipal de Abrantes, 2015

ARX maquete Mercado Abrantes

Centro Sócio-Cultural da Costa Nova, 2015

Centro Sócio-Cultural da Costa Nova Centro Sócio-Cultural da Costa Nova

Prémios

A sua obra tem sido premiada a nível nacional, como por exemplo com a atribuição do Prémio AICA em 2002 e do Prémio Construir em 2012 e 2013. A sua obra teve igualmente destaque a nível internacional tendo sido nomeados para o Prémio Mies van der Rohe, com o Museu Marítimo de Ílhavo e com o Aquário dos Bacalhaus.

+INFO

ARX

_____
Artigo publicado em 2016.01.04 | Revisto em 2018.11.29