Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, projetado por Eduardo Souto de Moura, é um projeto de reconversão e ampliação de um solar setecentista.

 

Localizado no centro histórico de Bragança, o solar dos Veiga Cabral foi construído no século XVIII, tendo sido posteriormente adquirido pelos Sá Vargas. Trata-se, assim, de uma casa nobre urbana, com planta retangular e fachada de dois pisos marcada por uma métrica regular de vãos.

Na década de 40 o Banco de Portugal compra o solar em hasta pública para instalação da sua delegação, que aí funciona até 1993, ficando posteriormente ao abandono.

Em 2001 o antigo solar é adquirido pelo município, para nele instalar um Centro de Arte Contemporânea. O projeto de reconversão é da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, tendo o edifício sido inaugurado em 2008.

Arquitetura

O corpo do solar foi preservado, sendo limpo de adições que o desvirtuavam, devolvendo-lhe, assim, a traça original. No logradouro posterior foi criado um novo volume, de linguagem contemporânea e cércea aproximada à do solar. Este une-se ao primeiro por um corpo secundário de piso térreo. Os diferentes volumes conformam um pátio interior, com placa relvada e um pequeno tanque com uma bica de água, um espaço de carácter intimista.

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

A linguagem é comum a novo e reabilitado, minimal e onde predomina o branco. O branco puro marca igualmente os paramentos interiores realçando as coloridas obras da pintora Graça Morais.

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais subdivide-se, assim, em dois núcleos. O primeiro, que ocupa o antigo solar, alberga nas 7 salas do 1º piso exposições permanentes dedicadas à pintora transmontana, e, no r/c, a receção, loja, cafetaria e demais serviços. O segundo núcleo, nas novas volumetrias, inclui salas de exposições temporárias e demais serviços técnicos e administrativos.


Centro de Arte Contemporânea Graça Morais  Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
 

+INFO

Centro de Arte Contemp. Graça Morais

 

Registo fotográfico: ago 2012

error: