Instituto Sangue Coimbra
Projetos

Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra

O edifício do Instituto Português do Sangue em Coimbra, projetado pelos ARX Portugal, é um volume cinzento, com uma curvatura adaptada à topografia do pinhal envolvente.

 

O Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra tem por missão garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue, de tecidos e de órgãos humanos. Constitui a maior reserva de sangue do país. É assim capaz de garantir as necessidades de todos os hospitais públicos e privados. É igualmente um dos maiores laboratórios de biologia molecular da Europa.

Centro Sangue Coimbra

Arquitetura

O Centro de Sangue de Coimbra localiza-se junto ao Hospital dos Covões, na freguesia de S. Martinho do Bispo. Inaugurado em outubro de 2011 o projeto é da autoria de ARX Portugal. A obra foi ganha por concurso público em 2001.

Centro Sangue Coimbra

O local de implantação no meio de um pinhal, no cimo de uma encosta, transmite uma sensação de tranquilidade. Mantém também um certo isolamento face à cidade.

Centro Sangue Coimbra

O projeto vai buscar referências à obra do finlandês Alvar AAlto, e ao seu profundo respeito pela natureza. Este edifício assume-se, assim, como um objeto singular, que marca a paisagem, mas que simultaneamente se integra no pinhal que o envolve.

Centro Sangue Coimbra

Trata-se de um volume cinzento, forrado a chapas de zinco, que assume uma forma curva, adaptada à topografia do terreno. É totalmente aberto nos topos nascente e poente. As fachadas norte e sul forradas a chapa possuem rasgos de assumida horizontalidade. Mas enquanto os vãos da fachada que forma o ângulo convexo projetam-se para fora, os da fachada côncava (a sul) são complanares à fachada.

Centro Sangue Coimbra

A entrada destaca-se, constituindo um volume mais pequeno oblíquo ao corpo principal. Quer na entrada quer em alguns apontamentos foram usados revestimentos a madeira que vêm aquecer e dar cor ao ambiente necessariamente branco e anti-séptico característico de um laboratório.

Centro Sangue Coimbra

_____
Artigo publicado em 2013.04.27 | Republicado em 2019.03.04

  •  
  •  
  •  
error: