Centro Educativo das Antas, uma ode ao verde

A cor verde é a imagem de marca do Centro Educativo das Antas, no Porto, um projeto do atelier AVA Architects, inaugurado em 2010.

AVA EB Antas

O Centro Educativo das Antas, no Porto, projetado pelos AVA Architects é uma intervenção que se destaca pela sua pintura verde ácido.  Uma imagem forte à qual não se fica indiferente.

Localizado numa área abrangida pelo Plano de Pormenor das Antas, adjacente ao Estádio do Dragão, a envolvente física caracteriza-se por uma acentuada heterogeneidade. Apresenta assim construções de escalas e linguagens diferenciadas, bem como, grandes vazios. Por outro lado, o terreno é completamente rodeado por ruas e apresenta uma diferença de cotas que o projeto teve que resolver.

O edifício materializa-se em diversos corpos interligados entre si que contém o programa e que conformam pátios. Uma solução que permite a criação de uma multiplicidade de ambientes, apesar da reduzida dimensão do terreno. Buscou-se igualmente uma adequada orientação solar.

AVA EB Antas

O verde, a cor escolhida pelos AVA Architects para ser a pele do Centro Escolar das Antas, está normalmente associado à natureza. Permite portanto criar a ideia de prolongamento das árvores existentes e fazer uma fusão teórica entre natural e edificado. Por outro lado, esta tonalidade mais vibrante de verde está associada a juventude, vitalidade e crescimento saudável, valores intrínsecos a um meio escolar.

AVA EB Antas

A caixilharia é de cor negra, conformando-se num jogo animado de vãos de diferentes formas, tamanhos e posicionamentos. Contudo, por serem complanares à fachada reforçam o carácter de massa do edificado.

AVA EB Antas
AVA EB Antas

Este projeto representa uma atitude assumidamente diferenciadora, uma arquitetura que marca o lugar com o seu verde, ainda hoje vibrante.

 

AVA Architects

O atelier teve início em 1996 tendo a designação atual de AVA – Atelier Veloso Arquitectos. Tem sede no Porto, sendo formado por uma equipa liderada pelos arquitetos Carlos e Rui Veloso.

Entre as suas obras destaca-se o Teatro Municipal da Guarda, nomeado para diversos prémios internacionais. No âmbito da habitação pública é de referir o 1.º Prémio no Concurso INH/Europan, para jovens arquitetos em 1998. No campo dos equipamentos escolares, são da sua autoria o projeto da EB1+ JI S. Miguel de Nevogilde e do Centro Educativo das Antas. O atelier tem ainda participado em diversas publicações e exposições.

+ INFO

AVA

______
Artigo publicado em 2016.02.17 republicado 2018.11.26

error: