Os coloridos guarda-chuva de Águeda

A imagem de Águeda está já indissociavelmente ligada aos seus coloridos guarda-chuvas que cobrem as ruas do centro histórico durante os meses de verão.

 

No âmbito do festival Agit Águeda 2012 surge o projeto “Umbrella Sky”. Consistiu numa instalação artística, que cobriu as ruas do centro histórico de Águeda com coloridos guarda-chuvas. Para além de oferecerem proteção solar nos quentes meses de verão, os guarda-chuvas oferecem uma explosão de cor e viram as nossas cabeças para este novo “teto” das ruas. Rapidamente as imagens dos guarda-chuvas coloridos de Águeda se espalharam pela internet. Este fator foi determinante para o aumento exponencial de visitantes nacionais e turistas na cidade. O enorme sucesso levou a que desde então a edição se repita anualmente, entre os meses de julho a setembro.

Paralelamente, tem-se investido na produção de arte urbana. Muitos edifícios devolutos, muros ou mobiliário urbano, ganham cor e vida. São já dezenas de espaços para serem descobertos, o que coloca Águeda num dos locais a visitar para quem gosta de arte urbana.

 

O projeto “Umbrella Sky” tornou-se, assim, um catalisador do turismo. Alguma imprensa internacional, como a Architectural Digest ou a CNN, referiu-se às ruas de Águeda como das mais bonitas do mundo. Simultaneamente,  a iniciativa funcionou como um elemento de regeneração urbana, uma vez que veio trazer movimento a uma área urbana em declínio de vivência urbana.

Este ano, devido à situação pandémica, o festival foi adiado, mas promete voltar de 3 a 25 de julho de 2021.

Ficam as fotografias de anos anteriores.

Águeda" Águeda"

Águeda"

Águeda" Águeda"

 

error: