Estau – Arte Urbana em Estarreja

Estarreja, no distrito de Aveiro, apostou na arte urbana tendo assim uma rota que conta com obras dos mais conceituados artistas urbanos portugueses e alguns nomes estrangeiros.

 

Tudo começou com o colorido guarda-rios de Bordalo II, criado no âmbito da Feira de Birdwatching ObservaRia e que se encontra no Parque Municipal de Antuã. 

A boa recetividade e sucesso da iniciativa levaram assim à criação do Estau – Festival de Arte Urbana de Estarreja. A primeira edição foi em 2016, tendo sido, desde então, repetido anualmente. Para além da arte urbana, o festival promove igualmente workshops, eventos, exposições e música, entre outros.

Existem já mais de 40 obras, espalhadas por várias localidades.  Um percurso que tem assim atraído um numero crescente de pessoas para ver esta exposição permanente. 

Alguns dos artistas portugueses em Estarreja

Bordalo II (#01), conhecido pelas suas composições feitas a partir de lixo urbano, que esteve na génese deste festival e para o qual criou um guarda-rios, uma ave típica da região.

Kruella D’Enfer (#02), nome artístico de Ângela Ferreira, que criou um mural cuja figura central é uma mulher e onde também faz referências à arte nova, muito presente na arquitetura desta região.

Add Fuel (#03) interveio num posto de transformação EDP. Este artista é conhecido pela sua técnica de stencil que reinterpreta o azulejo português.

Samina (#04) é um artista cujas composições integram formas geométricas e rostos, em composições que usam normalmente a cor preta, o branco e o vermelho. A sua obra pode ser vista em Salreu.

Hazul (#05), um artista natural do Porto conhecido por criar murais com figuras femininas sem rosto.

Vhils (#06), um dos mais conceituados artistas urbanos portugueses, esculpiu numa parede o rosto de uma conhecida senhora da terra, a D. Arminda, que trabalhava no cultivo de arroz.

 

Entre os artistas internacionais há obras do italiano Millo, do espanhol Isaac Cordal e do argentino Bosoletti.

 

Pode consultar o mapa de obras AQUI

#01 BordaloII    #02 Kruella D’Enfer    #03 Add Fuel #   04 Samina    #05 Hazul    #06 Vhils

 

Foto de capa: Mural de Millo (IT)

error: