Festa dos Tabuleiros

Considerada como um dos ícones culturais de Portugal, a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, é simultaneamente uma das mais antigas festas do país e a com maior numero de visitantes.

 

A Festa dos Tabuleiros, em Tomar, realiza-se de 4 em 4 anos no início do mês de julho. Acredita-se que tenha origem pagã, simbolizando a época das colheitas. Durante a Idade Média adquire caráter religioso com a Rainha Santa Isabel, e ficando, assim, ligada ao culto do Espírito Santo.

Tem como ponto alto o Cortejo dos Tabuleiros, com as raparigas a transportar tabuleiros da sua altura, com 30 pães e enfeitados com flores, espigas e no cimo a Cruz ou a Pomba.

Não menos exuberante é a explosão de cor nas ruas. Todas as ruas do centro histórico são, assim, ricamente ornamentadas com flores de papel. Para além dos já tradicionais tapetes de flores, muitas ruas ganham também uma cobertura multicolorida. De rua para rua o tema muda, bem como o leque de cor. É quase impossível eleger a mais bonita.

A longa tradição, o grande número de visitantes e a sua identidade única levam a que esta festa, que se prolonga por vários dias, seja um dos ícones culturais de Portugal. A autarquia está, assim, atualmente, a preparar a candidatura para a classificação da Festa dos Tabuleiros como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Festa dos Tabuleiros Festa dos Tabuleiros

Festa dos Tabuleiros

Festa dos Tabuleiros

Festa dos Tabuleiros

+INFO
Festa dos Tabuleiros 2019

 

error: