Forte de São Miguel Arcanjo da Nazaré

O Forte de São Miguel Arcanjo eleva-se sobre um promontório rochoso junto à Praia do Norte, na Nazaré. Esta é mundialmente conhecida pelas suas ondas gigantes.

 

A Praia do Norte, na Nazaré, é conhecida pelas suas enormes ondas. O fenómeno ocorre pela existência junto do promontório de uma falha no fundo do mar. É como uma espécie de vale que atinge 5000 metros de profundidade. Assim, sempre que estão reunidas condições climatéricas favoráveis, como o tipo de ondulação e a direção de vento, o canhão “desperta”. Formam-se então grandes ondas, que podem atingir mais de 20 metros, um desafio para os melhores surfistas.

Forte de São Miguel Arcanjo

O Forte de São Miguel Arcanjo é conhecido localmente como o Farol da Nazaré. Abriu ao público em 2015, depois de projeto de requalificação a cargo da Câmara Municipal da Nazaré.

Enquadramento Histórico

A fortificação localiza-se no promontório do Sítio (da Nazaré), iniciando-se a sua construção em 1577. Em 1644, data que se encontra gravada no portal de entrada junto à figura de São Miguel Arcanjo, é ampliado e concluído.

A conformação espacial, que permanece até hoje, apresenta uma forma irregular, adaptada ao promontório rochoso onde se implanta. As paredes, em pedra irregular apresentam cantaria nos vértices. No interior existiam divisões com diferentes funções militares, bem como, uma praça de armas, no piso superior.

Em 1903, uma vez que o forte já havia perdido a sua função defensiva, realizam-se obras de consolidação e restauro para nele se instalar um farol de apoio à atividade piscatória.

 

Projeto de requalificação do Forte de São Miguel Arcanjo

Em 2015, depois de um projeto de requalificação resultado de uma parceria entre a Câmara e o Instituto Hidrográfico, abre ao público. Integra o Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré.

No interior pode-se saber mais sobre o fenómeno geológico que provoca o “canhão” de ondas e ver uma maquete do local. Pode visitar-se igualmente a “Surfer Wall”, uma sala com as pranchas e testemunhos dos melhores surfistas mundiais, que já fizeram as ondas da Praia do Norte.

O custo de entrada é 1€ e gratuito para crianças até aos 10 anos.

error: