Os peixes-mão de Gonçalo Mar

Gonçalo Mar é um artista urbano cuja imagem de marca é uma figura de peixe-mão que habita um universo imaginário de coloridas personagens.

 

Gonçalo Ribeiro, que assina como Mar, por ser o surf e o mar uma das suas paixões, nasceu na margem sul de Lisboa, em 1974. É licenciado em Design de Moda, pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Começou o seu percurso no graffitti em 1998.

Ao longo do seu percurso tem participado em vários festivais nacionais e internacionais, tendo assim obras em vários pontos do país. Foi igualmente o fundador do “SeixalGraffiti”, sendo o seu mentor entre 2004 e 2016. Paralelamente realiza exposições individuais e participa em exposições coletivas.

Trabalhou igualmente em parceria com Miguel RAM – ARM COLLECTIVE – tendo os dois criado murais de grande escala como por exemplo o Mural dos Lusíadas ou o Tour Paris 13. Foi igualmente um dos 10 artistas convidados a participar no Mural da Lionesa, em Matosinhos, o maior mural a norte do país.

Nos seus murais multicoloridos cria um universo imaginário de personagens de carácter surrealista. Há assim um cruzamento de elementos da banda desenhada e da animação com a arte de rua. A sua imagem de marca é um peixe-mão (ou peixe-dedo), “um nemo adulto surrealista”. O traço é preciso e rico em pormenor.

Gonçalo Mar Figueira da FozMuseu da Água, Coimbra

Gonçalo Mar Figueira da FozEdifício devoluto na Figueira da Foz

Gonçalo Mar Figueira da Foz Gonçalo Mar Figueira da FozMural da Fábrica Lionesa em Leça do Balio

+INFO

Gonçalo Mar (Facebook)

 

error: