Exemplo de referência da arquitetura modernista do Porto, o Mercado do Bom Sucesso continua hoje bem vivo depois de recuperado, em 2013, pelos FA.A Arquitetos.
Quem olha hoje para o Mercado do Bom Sucesso ainda pode ler o seu traço modernista original. O edifício foi projetado em 1949, pelo gabinete ARS formado pelos arquitetos Fortunato Cabral, Cunha Leão e Morais Soares. Foi inaugurado em 27 maio de 1952 e classificado como Monumento de Interesse Público em 2011.
A estrutura é em betão armado e a cobertura abobadada rasgada por grandes envidraçados, que invadem de luz o interior. A cércea era de três pisos, sendo a zona central ocupada pelas bancas e a periferia por lojas independentes.
Com o decorrer do tempo, a atividade do Mercado entrou em declínio, quer pela construção de outras superfícies comerciais na zona, quer porque os hábitos de consumo se foram modificando.
O Município decide então entregar a sua gestão a uma entidade privada. A superfície foi assim concessionada, por um período de 50 anos, a uma empresa da construtora Mota-Engil.
Requalificação do Mercado do Bom Sucesso
Enceta-se assim um processo de recuperação do edifício, assinado pelos atelier FA.A – Ferreira de Almeida Arquitetos. O Mercado do Bom Sucesso reabre ao público em junho de 2013.
O espaço do mercado foi requalificado numa otica atual, instalando-se novas valências, como o Hotel da Música e uma área de escritórios, ocupada pela Fundação António da Mota, fundador da Mota-Engil. Na zona central, onde existiam as bancas, surgem agora quiosques para restauração, com uma oferta gastronómica variada.
Em termos de conceito, preservou-se a linguagem original, adicionando-se novos volumes, soltos do corpo principal, que correspondem às novas valências.
No interior destaca-se o efeito cénico da luz solar que entra pelos envidraçados ao nível da cobertura, modelando os novos volumes e criando padrões geométricos sobre as superfícies. Também as diferentes cores dos materiais utilizados introduzem riqueza espacial.
Por outro lado, o conceito atual, devolveu vida ao edificio, embora com uma vocação distinta da original.
O projeto de requalificação do mercado do Bom Sucesso foi um dos quatros vencedores europeus dos Global Awards for Excellence, promovidos pelo Urban Land Institut, de Nova Iorque.