Mosteiro de Alcobaça
Projetos Roteiros

Mosteiro de Alcobaça

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português. Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e foi igualmente eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Arquitetura

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, igualmente denominado Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, foi fundado em 1153. É uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português. As obras da abadia nova iniciam-se em 1178 a mando de D. Afonso Henriques. Marcam assim a expansão de Portugal para sul e a afirmação da nacionalidade.

A igreja do mosteiro, de traça gótica, apresenta planta de cruz latina, com 100 metros de comprimento. A cabeceira tem deambulatório com nove capelas radiais. Com uma altura de mais de 20 metros o interior assume uma verticalidade acentuada. É assim uma das igrejas de maiores dimensões do país.

Mosteiro de Alcobaça Mosteiro de Alcobaça

No século XIV, Mestre Diogo concebe o claustro de D. Dinis. É em torno deste que se desenvolvia a vida quotidiana dos monges. Assim, à sua volta localizam-se: a Sala do Capítulo, o Refeitório, a Sala dos Monges, o Dormitório e a Cozinha. Ao longo do tempo foi sempre crescendo, sendo empreendidas alterações e adições, algumas das quais destruídas pelo terramoto de 1755.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça Mosteiro de Alcobaça
Claustro

Mosteiro de AlcobaçaDormitório

Mosteiro de AlcobaçaRefeitório

O Mosteiro de Alcobaça encontra-se classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Em 2007 foi igualmente eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Requalificação da envolvente do Mosteiro de Alcobaça

Entre 2002 e 2006 é empreendido um plano de recuperação das alas norte e sul e a requalificação da zona envolvente do Mosteiro. O projeto é de Gonçalo Byrne com Falcão de Campos.

A intervenção pretendeu devolver a monumentalidade ao Mosteiro de Alcobaça, criando uma ampla área pedonal em saibro e restringindo fortemente o acesso automóvel. Recria-se assim um pouco a história do lugar, onde inicialmente o terreiro defronte do mosteiro era utilizado para trocas comerciais.

+Info

Mosteiro de Alcobaça

  •  
  •  
  •  
error: