Pantónio
Arte Urbana

Pantónio

Pantónio é um artista português cujo traço é facilmente reconhecível pelo uso de figuras ondulantes, em que usa sobretudo a cor negra e o azul, sobre base branca. Neste artigo damos a conhecer um mural que concebeu na Figueira da Foz.

 

António Correia conhecido como Pantónio é natural da ilha Terceira, nos Açores, vivendo em Lisboa. Estudou desenho artístico e gráfico. Trabalhou em várias áreas nomeadamente em publicidade. Contudo decidiu abandonar a profissão e o seu anterior modo de vida, para se dedicar a intervenções artísticas em meio urbano e explorar a vivência de rua.

Fonte da imagem: “Sky is the limit” Youtube

Afirma-se então como artista urbano tendo obras em vários pontos de Portugal. Tem igualmente intervenções públicas em diversos países como por exemplo: China, Rússia, Canadá, Estados Unidos da América, Brasil, França, Itália e Espanha.

O traço de Pantónio caracteriza-se pela criação de figuras alongadas de animais, que formam espirais e curvas ondulantes. Parte de uma forma base, uma mancha para depois ir pormenorizando, criando a forma final. Usa sobretudo a cor negra e o azul. A sua linguagem visual é dinâmica, fluida, orgânica e minimal.

O mural de Pantónio na Figueira da Foz

Pantónio foi um dos artistas convidados a participar no festival Fusing Culture Experience em 2014 na Figueira da Foz. O suporte para a sua intervenção foram os muros circulares de um espaço público junto à foz do rio Mondego.

Pantónio Figueira da Foz
Pantónio Figueira da Foz
Pantónio Figueira da Foz

Se ao longe podemos perceber a grande escala da intervenção, de perto apreciamos detalhes, curvas, cores. Entramos assim no seu universo fantástico, inspirado nas cores da sua terra natal e em formas da natureza.

Pantónio
Pantónio
Pantónio

_____
Artigo publicado em 2017.02.03 | Republicado em 2019.02.26

  •  
  •  
  •  
error: