Piódão

Piódão, no interior centro do país, é uma das Aldeias Históricas de Portugal, conhecida pelas suas casas de xisto cuja cor negra contrasta com o azul das suas caixilharias.

 

No interior centro do país, numa das encostas da serra do Açor, no concelho de Arganil, localiza-se a pequena aldeia do Piódão. Com um passado histórico que remonta ao século XIII, Piódão foi classificada, em 1978, como Aldeia Histórica de Portugal.

Quando nos aproximamos da aldeia, descendo as curvas e contracurvas da serra, podemos ver desde logo, porque é conhecida como a aldeia presépio. As suas casas, em xisto, dispõem-se em anfiteatro, como que encaixadas nos socalcos da íngreme encosta da serra.  O azul forte usado nas portas sobressai na cor escura do edificado em xisto. A envolvente é verde, pontuada por amarelo e roxo da vegetação endógena. O rigoroso clima de serra faz com que de inverno se cubra de um manto branco de neve.

Piódão

Chegados à aldeia é obrigatório deixar o carro e percorrer o seu centro a pé. As ruazinhas, em calçada, preservam um traçado medieval. São inclinadas e estreitas, com um piso irregular que forma por vezes degraus. No sentido de valorizar a aldeia enquanto património histórico e arquitetónico, a quase totalidade das casas possui paredes em xisto e telhado em lousa. Portas e frisos de janelas são em azul forte. A maioria tem dois ou mais pisos, em que o piso térreo se destinava a guardar os produtos agrícolas e os superiores a habitação.

Na envolvente, a pé ou de carro, podem apreciar-se outras aldeias mais pequenas, como Foz d´Égua, a Cascata da Fraga da Pena ou a Mata da Margaraça. De verão, Piódão oferece igualmente praia fluvial.

Piodão

Piódão  Piódão

Piódão  Piódão

 

error: